CONTINUAÇÃO - MOTOR DE 12 PONTAS

Conheça nosso novo site http://www.saladaeletrica.com.br - Click Aqui!

FECHAMENTO TRIÂNGULO

Quando a necessidade é interligar o motor a uma tensão de 440V, então realizamos o fechamento triângulo.

Levando em consideração as características apresentadas anteriormente, permitiremos através deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nível de tensão dos fechamentos duplo estrela e duplo triângulo, ou seja, 220V. Veja:


Obs.:
No fechamento em triângulo o motor será configurado a fim de receber a tensão de 440V, observe que, teoricamente a tensão de fase seria de 440V mas o fato de associarmos os enrolamentos em série permite que esta tensão seja dividida entre os dois enrolamentos fazendo com que cada um receba 220V

FECHAMENTO ESTRELA

Quando há necessidade de interligar o motor de 12 pontas em um nível elevado de tensão fazemos o uso do fechamento estrela para o motor de 12 pontas.



Levando em consideração as características apresentadas anteriormente, permitiremos através deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nível de tensão dos fechamentos duplo estrela e duplo triângulo, ou seja, 220V.


Observe que os conjuntos de bobinas são associados em série a fim de garantir a distribuição da tensão de fase de forma proporcional a cada uma.








Sendo a tensão de Linha (Alimentação ) de 760V podemos deduzir que a tensão de fase será de 440V:


Esses 440V divide-se entre os dois conjuntos de enrolamentos e cada um receberá respectivamente 220V como podemos observar na ilustração acima





Everton Moraes







Olá! Não deixe de comentar, coloque aqui a sua observação, dúvida ou sugestão.
Muito Obrigado por postar seu comentário!!!!!

Posts Mais Visitados

Minha foto

Sou um Engenheiro eletricista apaixonado pela elétrica e adoro a área de ensino, gosto muito da ideia de poder ajudar as pessoas com a docência e acredito fielmente que é ensinando que se aprende.

Siga essa idéia!!!