Partida de chave compensadora ou por Auto-Trafo

Esta partida tem por objetivo suprir as aplicações que a Estrela-Triângulo não podem ser utilizadas.

Com o mesmo objetivo de reduzir a corrente de partida, é realizada a inserção de um autotransformador para auxiliar a partida do motor.

Este autotrafo (este será o nome que daremos ao autotransformador neste post) possui dois "Taps", taps é o nome dado a saída de tensão do atotrafo, ele realizará o rebaixamento da tensão de partida do motor trifásico a fim de reduzir respectivamente a corrente de partida. Este rebaixamento pode ser dado em dois níveis de tensão, são eles: 


  • Tap de 65% da tensão.


  • Tap de 80% da tensão.



Torque

Como sabemos a redução da tensão implica em reduzir também o torque do motor, então tendo dois níveis de tensão teremos respectivamente doi níves de torque, são eles:
  • Quando utilizado o Tap de 65%, teremos um torque de 42%. Dado através do cálculo: (65 x 65)/100.
  • Quando utilizado o Tap de 80%, teremos um torque de 64%. Dado através do cálculo: (80x80)/100.
Corrente

Observem que mesmo no Tap de 65% que disponibiliza um baixo torque, temos um torque ainda maior que o da partida estrela-triângulo, no entanto a corrente também será maior cerca de 42% da corrente nominal. E o mesmo ocorre para a partida com o Tap de 80%, sendo que a corrente de partida nesta configuração chega a cerca de 64% da nominal.


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